sexta-feira, 23 de junho de 2017

Marcílio Moraes elege "Ribeirão do Tempo" como uma de suas melhores novelas

Esta semana, Marcílio Moraes, através da rede social, classificou "Ribeirão do Tempo" como uma de suas melhores novelas.

"Sempre que posso, assisto a reprise de "Ribeirão", e constato que ela é ainda melhor do que eu achava quando a escrevi. Modéstia à parte, a história é ótima. 

E especialmente a ironia que eu infundi em toda a novela. Quem ainda não viu dê uma olhada, três horas da tarde, na Record. Também está em Portugal, ali pelas 18,30 hs" - Escreveu Marcílio Moraes.

Marcílio Novaes iniciou a carreira de autor de novelas, como colaborador de Dias Gomes, posteriormente de Aguinaldo Silva, na versão liberada de "Roque Santeiro", em 1985 na Globo. Logo no ano seguinte, Marcílio assinava "Roda de Fogo", juntamente com Lauro César Muniz. Ainda na Globo, o autor escreveu Mandala (1987/88), Mico Preto (1990), Noivas de Copacabana (1992), Sonho Meu (1993/94), o remake de Irmãos Coragem (1995), Dona Flor e seus dois maridos (1998). Foi parceiro de Dias Gomes na maioria dos trabalhos na Globo.

Cena da novela "Vidas Opostas (2007/08)"
Em 2005, Marcílio Moraes assina contrato com a Record e escreve Essas Mulheres. Logo após emplacou sucessos como a premiada, Vidas Opostas (2007/06), primeira novela a mostrar, de fato, a realidade dos morros do Rio de Janeiro. O autor também se destaca por ótimas séries na Record como A Lei e o Crime (2009), Fora de Controle (2012), Plano Alto (2014) e Conselho Tutelar (2014).

Mônica Torres, Giuseppe Oristânio, Jacqueline Laurence e Bianca Rinaldi em cena de "Ribeirão do Tempo"
Ribeirão do Tempo foi exibida pela RecordTV entre 18 de maio de 2010 e 02 de maio de 2011 às 22h, em 250 capítulos, substituindo Bela, a Feia e antecedendo Vidas em Jogo.

De autoria de Marcílio Moraes, foi escrita com a colaboração de Joaquim Assis, Paula Richard e Consuelo de Castro, com colaboração de Eduardo Quental e direção de Edgard Miranda.

Contou com Bianca Rinaldi, Caio Junqueira, Ângelo Paes Leme, Liliana Castro, Antônio Grassi, Taumaturgo Ferreira, Ana Paula Tabalipa, Angelina Muniz, André de Biase, Victor Fasano, Mônica Torres, Letícia Medina, Heitor Martinez e Juliana Baroni nos papéis principais.

Primeira fase
A trama passa na pequena cidade de Ribeirão do Tempo. A novela aborda e gira em torno do grande resort que a empresária Arminda (Bianca Rinaldi) pretende construir na cidade, que não é bem aceita pela população do local, sendo assim todos irão contra ela, menos Joca (Caio Junqueira), que é um detetive particular que quer ter prestígio desvendando assassinatos e casos misteriosos que se apaixonará por ela e ela por ele.

Filomena é uma moça humilde de Ribeirão, é querida por todos da cidade, filha de Querêncio. É apaixonada por Tito, um rapaz que é apaixonado por esportes radicais, que é dono de uma pousada. Tito namora Karina, uma "patricinha" rica e mimada dona de uma boutique na cidade. É filha de Célia e Bruno. Numa noite chuvosa em Ribeirão Tito acaba se embriagando no bar "Agito Colonial", dá uma carona à Filomena e os dois acabam fazendo amor dentro do carro, alimentando alguma esperança à Filomena de que Tito a ama. Após perceber o que aconteceu entre ele e Filomena, Tito esclarece o mal-entendido entre ele e Filomena, quebrando as esperanças da moça. Após descobrir Karina passa a odiar Filomena.

Rafael Calomeni e Kaleo Maciel dos Santos durante gravação de "Ribeirão do Tempo"
Ribeirão do Tempo é uma cidade marcada por suas "figuras folclóricas" como o prefeito ignorante Ari Neto, que recebe o apelido de "Ari Jumento" e o "bebum" de Ribeirão, Querêncio. Outra pessoa que é bastante conhecida e respeitada em Ribeirão é o Prof. Milton Flores, o senador Érico, o delegado Ajuricaba, entre outros.

O Prof. Flores é o ex-professor de História de Ribeirão, foi torturado na ditadura e possui uma mente bastante superior, mas por trás do professor existe um homem inescrupuloso, perverso, que será responsável por vários crimes em Ribeirão, juntamente com seus comparsas Nicolau, filho do senador, e Sereno, um doente mental.

Nessa primeira fase ocorrerão crimes que mudarão o rumo da história, como a morte de Dirce, do senador Érico e da sua amante Heleninha, do piloto Sílvio e da empresária Madame Durrel.

Segunda fase
Após a revelação de Querêncio como filho de Madame Durrel e de Filomena como neta de Madame a pequena cidade passa a tomar novos rumos. Após a morte de Madame Durrel a presidência da empresa deixada por Madame "Patrimônio Eterno" passa a ser disputada por Arminda, Dr. Teixeira e Bruno e envolverá os novos herdeiros da herança da falecida empresária.

O surgimento de uma organização chamada "Comando Invisível" mudará os rumos para a construção do resort em Ribeirão do Tempo. O "Comando Invisível" consiste num movimento via internet que manda mensagens aos seus seguidores (André, Sônia, Carmem e Sérgio) com intuito de incentivá-los a lutar contra a construção do resort. Este movimento foi criado pelo Prof. Flores.

Heitor Martinez em cena de pedofilia com Isabela Dionísio, em "Ribeirão do Tempo"
Outros acontecimentos mudarão o rumo da história. Querêncio se candidata a prefeitura, tendo uma grande rivalidade com Ari Jumento. Tudo parte de um plano do Professor Flores e do Senador Nicolau.

Arminda fica noiva do senador Nicolau, o qual a traía com Karina. Diana flagra os dois se beijando na festa do noivado dele e de Arminda e não hesita em contar a ela.

Para impressionar Tito, Filomena cria coragem e pula de paraquedas. Após ver Filó pulando de paraquedas Tito começa a vê-la como ela realmente é e depois da cerimônia de posse de Querêncio, ele se declara para ela.

Lincon e Ajuricaba descobrem o romance entre Sônia e André e fazem de tudo para separá-los, porém Sônia descobre que está grávida, o que abala muito seus pais, que tiveram que aceitar a ideia de Sônia e André se casarem. Sereno e Flores explodem uma bomba na prefeitura ferindo Ellen e junto com Nicolau e Karina matam o presidente e incriminam Joca. Os agentes federais assustam a cidade e tentam prender Joca que fica escondido. A delegada Marta tenta conseguir provas contra Flores, Karina, Sereno e Nicolau.

O que vocês estão esperando para rever "Ribeirão do Tempo"? A novela está no ar, de segunda a sexta, às 15h na RecordTV.

Nenhum comentário :