terça-feira, 18 de outubro de 2016

ESCRAVA MÃE: Urraca conta para Teresa que Almeida pode ser filho de Quintiliano

Teresa se assusta ao saber que Almeida e Guilherme podem ser irmãos

Juliana fica bastante assustada ao perceber que Miguel está sangrando no ombro. Miguel diz ao capitão que Juliana é uma mulher livre e mostra os papéis. Capitão e Miguel começam a lutar. Tia Joaquina limpa os olhos e o lenço fica sujo de sangue. Sapião fica preocupado.

Capitão imobiliza Miguel e tenta pegar Juliana. Ela escapa e acerta capitão com um golpe de capoeira. Osório aparece de surpresa para falar com Catarina e diz que conseguiu as peças antes do tempo. Catarina fica impaciente e pede que Osório se retire.

Urraca conversa com Teresa e oferece ajuda. Urraca conta para Teresa que Almeida pode ser filho de Quintiliano. Teresa se assusta ao saber que Almeida e Guilherme podem ser irmãos. Beatrice espera Maria Isabel acordar com uma carta que a filha escreveu para Miguel em mãos. Maria Isabel se assusta com a mãe ao acordar e lhe conta toda a verdade.

Beatrice sai do quarto decepcionada com a filha e diz para Maria Isabel fazer o que quiser com a carta. Capitão briga novamente com Miguel e aponta uma arma para Juliana. Miguel cai no chão. Zá Leão aparece por trás do capitão e lhe dá uma coronhada. Capitão cai desacordado. Zé Leão, Juliana e Miguel fogem pelo mato para pegar a embarcação.  Teresa e Urraca conversam e Beatrice se aproxima.

Urraca conta para Beatrice sobre Almeida ser filho de Quintiliano. Almeida entra na sala e pede para a mãe sair de uma vez por todas de sua vida. Loreto e Dr. Pacheco conversam sobre Rosalinda. Loreto diz que Rosalinda não entende que o casamento dele é só por conveniência. Filipa se aproxima de Quintiliano e diz que quando o pai estiver recuperado precisam conversar. Quintiliano beija a testa de Filipa e diz para ela chamar os irmãos para conversarem e saberem a verdade.

Teresa oferece ajuda a Almeida. Ele a trata com rispidez e diz que não é irmão de Guilherme. Almeida reforça que não quer ver Teresa conversando com Guilherme para uma coisa pior não acontecer. Zé Leão pede para Juliana e Miguel esperarem enquanto procura alguma erva para colocar no ferimento de Miguel. Eles não desistem de fugir pra pegar a embarcação. Pacheco diz para Rosalinda que Loreto irá embora da Vila no dia seguinte. Esméria conversa com Tozé e se diz ansiosa pelo primeiro baile da sociedade. Ele diz para Esméria esperar por uma vingança de Almeida depois que Catarina o fez se ajoelhar.

Maria Isabel entra na sala em que está Almeida. Ele está muito nervoso e a manda sair de lá. Maria Isabel se insinua a Almeida soltando uma das fitas que prende seu vestido. Miguel conta para Juliana que Beatrice escreveu uma carta de liberdade para ela. Zé Leão coloca ervas no machucado de Miguel. Beatrice diz a Tia Joaquina que vai pedir para um médico cuidar do olho dela. Beatrice lamenta e pede desculpas pelas atitudes de Maria Isabel e chora.

Quintiliano conta para todos os filhos já reunidos a mãe deles o traia com escravos. Ele conta que Joana contraiu a peste que era uma doença vinda da Europa e que as pessoas doentes eram expulsas da Vila. Por isto não deixou a notícia da doença se espalhar.  Joana achou que tinha virado prisioneira de Quintiliano por mais que ele tentasse explicar a realidade. As correntes foram usadas para que Joana não se machucasse mais tentando fugir. Foi assim que surgiu a história que Quintiliano fez Joana de escrava depois que descobriu a traição. A família se emociona.

Maria Isabel se veste e Almeida diz ironicamente que esperava mais dela e que Esméria e Petúnia foram melhores. E diz que até Juliana seria melhor. Maria Isabel ameaça dar um tapa na cara de Almeida. Ele a ameaça. Quintiliano se arruma e diz que vai até o Engenho do Sol. Capitão do Mato vai até o engenho do Sol conversar com Almeida. Tia Joaquina diz para Teresa que coisa boa não é. Maria Isabel pergunta de Miguel para Zé Leão. Ele diz que Miguel deve ter dormido na casa de Nestor.

Maria Isabel pede que ele fique lá e espere Miguel sair. Zé Leão diz que não trabalha mais no engenho e que não lhe deve mais obediência. No barco, Juliana e Miguel, felizes, se distanciam da Vila. Capitão do Mato conta para Almeida o que aconteceu e que Zé Leão o bateu para dar cobertura à juliana e Miguel.

Capítulo desta quarta-feira, 19/10.

REDE RECORD

Nenhum comentário :